|
Grupo de pressão: Sociedade
Exemplo pessoal: Todos precisamos de trabalhar, é um facto, até porque foi Deus que o decretou. Mas hoje em dia já não trabalhamos por gosto, mas por obrigação, porque temos de pagar todas as nossas contribuições ao Estado, porque temos de manter em dia as nossas contas, etc, etc. São tantas as obrigações, que isso muitas vezes me provoca stress, ansiedade e alguma frustração. O que faz com que de vez em quando, ao fim do dia, me pareça com uma panela de pressão quase a rebentar. E foi quase isso que aconteceu no outro dia. Depois de um dia stressante, cheguei finalmente a casa. Ia para tomar um duchezito, e faltou-me a água quente. Depois, e ainda no duche, fiquei a saber que havia visitas à porta. Como não podia ir recebê-las e estava um bocado "marefada", pedi a uma familiar minha que o fizesse, mas que dissesse que não estava mais ninguém em casa, ou seja, que mentisse. Que vergonha! Graças a Deus que essa pessoa me respondeu: "... mas isso é mentir! Tu queres que eu minta?! Desculpa, mas não o faço!" A situação acabou por se resolver, mas o sentimento de ter cometido um erro grave, não só para com essa pessoa (porque a estava a obrigar a mentir), mas também para com Deus (porque ao mentir estaria a entristecer o seu coração), permaneceu até eu ter pedido perdão a ambos. Sou crente convicta, e tento fazer sempre o meu melhor, mas debaixo da pressão, ainda falho! Agradeço a Deus pela Sua bondade e misericórdia.
Ângela Paiva
|