Ministério Juvenil - Assembleia de Deus de Coimbra

Grupos de Discussão, Debate e Informação
Data/Hora: Quarta Set 08, 2010 2:34 pm

Todos os horários são GMT + 1 Hora [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Pressões de grupo
MensagemEnviado: Quinta Set 04, 2008 5:23 pm 
Administrador

Registado: Segunda Set 17, 2007 2:43 pm
Ora bem, este tema está mais directamente ligado à nossa vida pessoal diária.

Já nos deparámos muitas vezes com algo que sabemos ser errado, ou acerca do qual não estamos à vontade, mas o pessoal que está connosco quer fazer e acha normal. E acabamos ou não por fazer, com as respectivas consequências para a nossa vida pessoal, social e mais importante, espiritual.

Nesta discussão poderemos colocar casos (hipotéticos o não), levantar questões e principalmente, contribuir para o fortalecimento de todos nós.

Deus vos abençoe.

Assunto da Mensagem: Re: Pressões de grupo
MensagemEnviado: Quinta Set 04, 2008 6:24 pm 
Moderador

Registado: Quinta Set 20, 2007 8:58 pm
Boa! Acho que é pertinente... Preciso de dicas que me ajudem a estar atento, as pressões de grupo são como ondas em maré viva... Quando damos por ela, já estamos enrrolados!!!

MensagemEnviado: Sexta Out 10, 2008 6:20 pm 
Nascido de Novo

Registado: Quarta Nov 21, 2007 2:36 pm
Olá pessoal, já tinha saudades do Mjuv, e de uma boa conversa sobre temas interessantes como é o caso deste.
Podemos defenir grupo com um conjunto de pessoas que normalmente têm algo em comum, "algo" esse que as leva a partilhar o mesmo espaço, as mesmas ideias, as mesmas convicções, etc. O grupo na sua totalidade forma uma maioria, mas cada individuo em si forma uma minoria que se caracteriza pela sua maneira de ser e estar nesse grupo, e até no relacionamento com outros grupos. Por vezes acontece que por sermos essa minoria ficamos sujeitos à pressão da vontade da maioria.
Como filhos de Deus sabemos, porque temos connosco o Consolador, que quando nos é proposto algo que sabemos ser errado devemos simplesmente refutar. Mas isso nem sempre acontece porque o grupo é importante para nós, umas vezes pela questão sentimental, outras pela material. Normalmente o aceitar de algo que sabemos estar errado, provoca em nós frustração e desânimo, porque mais importante que o grupo, somos nós e, mais importante que nós é Aquele que está em nós - Jesus.
Jesus foi a única pessoa que eu conheço que conseguiu resistir, até ao fim, à pressão não só de um grupo, mas do mundo inteiro.

Angela Paiva

Perfil Email  

MensagemEnviado: Sexta Out 17, 2008 7:39 pm 
Nascido de Novo

Registado: Quarta Nov 21, 2007 2:36 pm
Grupo de pressão: Sociedade

Exemplo pessoal:
Todos precisamos de trabalhar, é um facto, até porque foi Deus que o decretou. Mas hoje em dia já não trabalhamos por gosto, mas por obrigação, porque temos de pagar todas as nossas contribuições ao Estado, porque temos de manter em dia as nossas contas, etc, etc.
São tantas as obrigações, que isso muitas vezes me provoca stress, ansiedade e alguma frustração. O que faz com que de vez em quando, ao fim do dia, me pareça com uma panela de pressão quase a rebentar.
E foi quase isso que aconteceu no outro dia. Depois de um dia stressante, cheguei finalmente a casa. Ia para tomar um duchezito, e faltou-me a água quente.
Depois, e ainda no duche, fiquei a saber que havia visitas à porta. Como não podia ir recebê-las e estava um bocado "marefada", pedi a uma familiar minha que o fizesse, mas que dissesse que não estava mais ninguém em casa, ou seja, que mentisse. Que vergonha!
Graças a Deus que essa pessoa me respondeu:
"... mas isso é mentir! Tu queres que eu minta?! Desculpa, mas não o faço!"
A situação acabou por se resolver, mas o sentimento de ter cometido um erro grave, não só para com essa pessoa (porque a estava a obrigar a mentir), mas também para com Deus (porque ao mentir estaria a entristecer o seu coração), permaneceu até eu ter pedido perdão a ambos.
Sou crente convicta, e tento fazer sempre o meu melhor, mas debaixo da pressão, ainda falho!
Agradeço a Deus pela Sua bondade e misericórdia.

Ângela Paiva

Perfil Email  

MensagemEnviado: Quinta Out 23, 2008 1:20 am 
Moderador

Registado: Quinta Set 20, 2007 8:58 pm
Não há dúvida... Lidar com a pressão é muito complicado.

Eu penso que a pressão de grupo deve ser encarada como uma forma de tentação... O inimigo sabe que se nos colocar pessãopode-nos levar a um estado de frustração e de consequente depressão.

Tenho desenvolvido uma estratégia boa para lidar com alguns casos, e procuro, sempre que possível, aplicar esta estratégia que se tem revelado muito eficaz.

Tenho consciência de que ainda a aplico a uma pequena quantidade de situações mas quero expandir o leque de situações.

Se entendermos, pressão como uma tentação e que isso é uma forma de guerra do nosso inimigo procurando esgotar as nossas forças...

Então se é guerra, precisamos de táticas defensivas e ofensivas se queremos vencer a guerra...

É importante analizarmos o nosso dia a dia e identificarmos as nossas plataformas de queda ou areias movediças, ou àreas especialmente delicadas. Definirmos um plano defensivo e ofensivo (como a melhor defesa é o ataque muitas vezes faço-os coincidir)

Vou dar um exemplo:

Como sei que a minha familia, especialmente paterna, tem sido massacrada pelo inimigo ao longo de gerações por infidelidade conjugal e padrões sexualmente desviantes do padrão bíblico, e porque sei que à hereditariade espiritual e que o inimigo pocura levar-nos a cair onde fez cair a nossa famila (... isto dá pano para mangas!!!).

Eu procurei junto de Deus encontrar planos contigentes para me ajudar a não ceder à pressão.

Exemplos de planos defensivos neste caso:
Sempre que tenho que falar com uma rapariga a sós, procuro locais públicos, onde possamos estar à vontade mas ao mesmo tempo ser observados.

Exemplo de plano ofensivo:
Sempre que sou alvo de tentativa de sedução por parte de uma mulher, procuro imediatamente falar da minha mulher e de caracteristicas dela que me fazem estar apaixonado por ela e que tornam tão especial.

Adoptei, este entre outros, comportamentos automáticos, e faço-o naturalmente, e na grande maioria das vezes nem há nenhum perigo real, simplesmente penso que devemos prevenir sempre que possível.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT + 1 Hora [ DST ]

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: